sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Vitamina C para malhar pesado

O básico sobre os benefícios da vitamina C, muita gente sabe: ela estimula o sistema imunológico e promove uma maior resistência a infecções, gripes e resfriados. Mas, verdade seja dita, atualmente é difícil chegar a um consenso sobre os reais benefícios dessa substância, depois de tantos estudos polêmicos sobre ela.




A novidade agora é que a vitamina C pode trazer mais vantagem para atletas que treinam em intensidade elevada, quando comparados a pessoas que praticam atividades leves e moderadas. Essa é a principal conclusão de uma das mais conceituadas revisões sobre a função desse micronutriente para prevenção de problemas de saúde.


O estudo, dirigido por pesquisadores europeus – entre eles, Harri Hemila, da University of Helsinki, na Finlândia) –, revela que praticantes de exercícios físicos pesados e consumidores regulares da vitamina ficavam doentes com uma freqüência 50% menor, em relação à população em geral. Ou seja: o consumo da substância não evitava o surgimento das doenças para quem não malhava intensamente, mas apenas atenuava os sintomas de gripes e resfriados.


“A vitamina C é importante para os atletas porque reduz as microinflamações que vêm com o estresse do exercício físico”, destaca o professor de educação física Bruno Macêdo, coordenador de musculação. Segundo ele, a substância é fundamental ainda por controlar a produção elevada de radicais livres no organismo, comum durante a realização de treinos intensos. “Os radicais livres precisam ser combatidos porque ajudam a desencadear o processo de envelhecimento precoce”, explica Bruno.


Segundo a nutricionista esportiva Rosa Costa, do Centro de Excelência Esportiva (Cenespe/PE), são poucas as evidências científicas sobre a ação da vitamina C em atletas. “Mas isso não impede um profissional de prescrever a suplementação, desde que ela seja feita de maneira sistemática. Assim como a vitamina C, a E pode impedir o desenvolvimento de lesões musculares em atletas”, assegura Rosa. Ela ainda destaca que a Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e o Comitê Olímpico Internacional indicam esses micronutrientes.


Os benefícios da vitamina C são relatados pelo professor de educação física Cleiton Silveira, 27 anos. “Como treino intensamente, acho necessário tomar um grama diariamente. No meu caso, serviu para diminuir a incidência de gripes e resfriados”, conta Cleiton.

0 comentários:

Postar um comentário